Nossa Pagina no Facebook

http://Facebook.com/MaisFilosofia

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Existência e Vida: Coisas entrelaçadads

Às vezes fico pensando se existo, se meus pais, meus irmãos e as outras pessoas existem verdadeiramente, porque me parece que não e, em outras horas parece- me que sim. Fico, portanto, nesta peleja. Mas se existem, então por quê? Qual o objetivo de suas existências? Antes de tudo, o que significa existir?
Será que existir seria o real, algo presente no ambiente e notável? Algo com vida ou sem vida? Introduzindo a esse contexto, o que é vida? Em todas as coisas materiais ou não há vida? Ou o termo vida só se é aplicado a seres animados e aos inanimados não? Creio que tudo existente, realista, concreto ou não existe uma provável vida, só que uma vida oculta não visível. Exemplo disto é o solo. O solo é algo admirável. Vejamos:
O solo produz vida para os seres superficiais como plantas, árvores (e tudo do reino vegetal), onde estes favorecem vida a outros que são seus consumidores e vai daí por diante formando um ciclo de vida onde um se beneficia do outro. Isso é capaz e de existir por causa da mãe solo que gera vida para tudo. Ora, então podemos dizer que o solo é a própria vida e ele também tira a vida, mas de forma natural e espontânea. Portanto, o solo tem vida, mas oculta, porque ela não se mexe (mas bem que casos em que a terra se mexe são muitos, que são os chamados terremotos), a terra não respira, não reclama verbalmente (mas podemos dizer que ela está reclamando por causa de nossos atos agressivos ao meio ambiente, os casos visíveis são o aquecimento global, catástrofes vindas a tona, etc), por esses fatores digo:”A terra também é vida”.
Todas as coisas existentes foram constituídas alguma vez por vida. Em muitas coisas percebemos naturalmente a ausência de vida como em nós humanos seres animados, nas árvores, nos animais, em muitas coisas. Já em outras não percebemos por causa dos fatos e características que por nós colocamos nas coisas. Por exemplo: Em uma cadeira feita de madeira podemos dizer que nesta não há vida, mas se olharmos por outro lado, digamos que esta cadeira teve vida algum dia. Sim, vida, pois a madeira que a forma já foi uma árvore repleta por vida. E hoje, ela não tem mais vida, já que a árvore foi cortada e depois transformada em uma cadeira. Podemos dizer isso, porque somos acostumados a ver as coisas por esse lado, mas será que a cadeira ou a madeira da antiga árvore da vida não tem mais vida porque acreditamos que ela está morta? A meu ver esta madeira que forma a cadeira ainda tem vida. (voltando a essa peleja de vida oculta) A cadeira tem vida oculta que foi impedida sua vida quando a árvore foi cortada e modelada no formato de um objeto (a cadeira). A vida da árvore foi impedida e transformada em oculta.
Todas as coisas existentes no mundo são constituídas por vida. Um dia, alguns deles eram formados por vida visível, outros não, já são da mesma forma e sempre serão. Estes ao deixarem de ter vida, passarão a ter outra forma de vida. A vida oculta não perceptível.
Autor: José Irineu Ferreira Júnior
iFAL – Turma 421 “A”

Nenhum comentário:

Postar um comentário